Biblioteca

Acervo Dedini

Tecnologias e Serviços

Dedini - Indústrias de Base

Serviços Oferecidos

Na área de serviços, a equipe de profissionais da Dedini está qualificada para oferecer estudos de viabilidade, avaliações iniciais de processo, projetos de engenharia, fabricação de equipamentos, supervisão de montagem, montagem e instalação de indústrias nos setores em que detém a tecnologia.

1

Estudos de viabilidade

2

Engenharia Básica de Processo

3

Engenharia de detalhamento

4

Fabricação

Empenhada e capacitada para fazer da inovação tecnológica um instrumento para a sustentabilidade, a Dedini vislumbra um futuro promissor, sendo que possui tecnologia própria para:

⦁ Plantas completas para a produção de Bioetanol, Bioaçúcar, Bioeletricidade e Biodiesel;
⦁ Cervejarias;
⦁ Plantas para Tratamento de Efluentes;
⦁ Equipamentos para os mercados de Açúcar e Etanol, Alimentos, Sucos e Bebidas, Biodiesel, Celulose e Papel, Cervejarias, Cimento, Energia e Cogeração, Fertilizantes, Hidrelétricas, Mineração e Metalurgia, Petróleo, Gás, Petroquímica, Química, Siderurgia e Tratamento de Efluentes.

Tecnologias Dedini

Usina Sustentável Dedini - USD

Diante de um cenário cada vez mais restritivo em relação à disponibilidade de recursos naturais, e da crescente necessidade de utilização de tais recursos de maneira sustentável, a Dedini desenvolveu o conceito de Usina Sustentável Dedini – USD, que representa a Revolução dos 6 Bios: Bioágua, BIOFOM, Bioaçúcar, Bioetanol, Bioeletricidade e Biodiesel.

 

Os equipamentos e processos desenvolvidos pela Dedini baseiam-se no conceito de 6 Bios, ou seja, tudo o que é projetado pela empresa tem como objetivo minimizar os impactos ambientais e, ao mesmo tempo, otimizar a produção de açúcar, etanol e eletricidade e/ou produzir biodiesel de forma integrada a uma planta de etanol.

 

O conceito de 6 Bios tem como foco a mitigação da emissão de gases poluentes, além de tornar nula a captação de água, a geração de resíduos, de efluentes e de odores.

 

Minimizando os impactos ambientais, a Usina Sustentável Dedini – USD permite ao cliente obter rápido retorno em relação ao capital investido, uma vez que tal conceito vai ao encontro do que preconiza o RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis), através da comercialização dos Créditos de Descarbonização (CBios).

Bioágua

O conceito de Bioágua é um dos pilares da Usina Sustentável Dedini – USD, ou seja, é um dos 6 Bios que a compõem.
Originalmente, as usinas de açúcar e etanol eram grandes consumidoras de água em suas operações e apresentavam processos pouco eficientes em termos energéticos.

 

Diante de restrições cada vez maiores em relação à disponibilidade de água, e pela necessidade de explorar os recursos naturais de forma sustentável, a Dedini desenvolveu o conceito de Bioágua, que representa um “repensar” na forma como as operações no processo industrial são realizadas, considerando o processo como um todo. Este “repensar” foi aliado à proposição de novas tecnologias, sempre com foco na otimização da produção e na minimização da captação de água.

 

Diferentes tecnologias integram o conceito de Bioágua: Sistema de Limpeza de Cana a Seco – SLC, Ecochill, Concentração de Vinhaça – DCV e BIOFOM. Estas tecnologias podem atuar de forma integrada, o que possibilita elevar o nível de eficiência do processo industrial a uma condição de autossuficiência, em que a usina passa a exportar água ao invés de captá-la. Isto é possível pelo fato de a cana apresentar em torno de 70% de água em sua composição

CONCENTRAÇÃO DE VINHAÇA DEDINI - DCV

A Concentração de Vinhaça Dedini – DCV também representa um dos pilares da Usina Sustentável Dedini – USD. A vinhaça é concentrada através de um sistema de evaporação de múltiplos efeitos, baseando-se no princípio de névoa turbulenta.

 

Como principais características deste sistema destacam-se: operação com único passo em cada evaporador, vácuo progressivo (do primeiro ao último efeito), tempos de residência reduzidos, alta velocidade da névoa e maior tempo de campanha.

 

De acordo com os requerimentos energéticos do cliente, o sistema de evaporação pode ser fornecido para operar com vapor alcoólico como fonte térmica (integração energética), com vapor de escape ou com vapor vegetal. Além disso, o sistema de formação de vácuo pode utilizar condensador barométrico ou multijato.

 

As plantas de evaporação também contam com um sistema de limpeza CIP integrado, que permite realizar manobras para limpezas individualizadas de evaporadores e trocadores de calor.

 

Diferentes vantagens podem ser destacadas pela utilização do sistema de evaporação: redução dos custos de transporte da vinhaça à lavoura, viabilidade de distribuição de vinhaça em terras descontínuas (áreas de terceiros), possibilidade de utilização da vinhaça como fertilizante líquido concentrado (22-35°Brix), utilização da vinhaça na formulação de BIOFOM, adequação da distribuição de vinhaça à legislação ambiental (teor de K2O no solo), produção de água com qualidade para outras aplicações (ex.: embebição da cana no sistema de extração, diluição de fermento, preparo do mosto, etc.).

BIOFOM

Buscando uma solução para os resíduos sólidos da indústria da cana-de-açúcar, a Dedini desenvolveu o BIOFOM (Biofertilizante Organomineral), um fertilizante produzido com os resíduos da agroindústria sucroalcooleira (vinhaça concentrada, torta de filtro, cinzas de caldeira e fuligem das chaminés), sendo uma solução para a substituição da adubação mineral da cana-de-açúcar. Este produto, com a complementação dos nutrientes minerais necessários, é transformado em adubo organomineral, que contém todos os elementos requeridos para a cultura, além de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, devido à matéria orgânica

ECOCHILL - DEDINI

Trata-se de uma tecnologia, desenvolvida em parceria com a empresa Thermax, que gera água gelada a partir do aproveitamento térmico da energia disponível nas diferentes correntes quentes da usina (exemplos: vinhaça, água condensada, vapor de escape de baixa pressão, etc.).

 

Suas vantagens são: baixíssimo consumo de energia, baixo custo de manutenção e baixo investimento. Sua principal utilização é no controle da temperatura da fermentação, promovendo a obtenção de maior teor alcoólico e consequente redução no volume de vinhaça. Também pode ser utilizado no resfriamento de ar para o secador de açúcar e em outras aplicações.

Usina Flex Modular – Cana & Milho

Considerando o grande potencial de mercado para a produção de etanol utilizando milho como matéria-prima e visando versatilidade no processo produtivo, a Dedini apresenta o conceito de Usina Flex Modular – Cana & Milho, com capacidades que variam de 30.000 a 120.000 litros de etanol por dia. As plantas industriais podem ter a sua capacidade produtiva ampliada de forma modular, com incrementos de 30.000 litros.


Além da produção de bioetanol, a Usina Flex Modular – Cana & Milho possibilita a produção de ração animal (DDGS – Dried Distillers Grains with Solids), na propriedade do produtor.


A flexibilidade de operação deste tipo de tecnologia está associada à possibilidade de utilização de equipamentos de forma compartilhada entre a usina de cana e a de milho durante os períodos de safra e de entressafra dessas culturas, chegando a 330 dias de operação por ano.


O processamento de milho na entressafra da cana, por exemplo, permite aumentar a produção de etanol utilizando a mesma capacidade instalada, bem como reduz a ociosidade dos equipamentos industriais, e dilui o custo fixo pelo aumento na produção de etanol e regularização do fluxo financeiro.

PLANTAS COMPLETAS PARA ETANOL DE CEREAIS

A Dedini, em parceria com a empresa indiana Praj, apresenta ao mercado o conceito de Plantas Completas para Etanol utilizando Cereais como matéria-prima.

 

Diferentes tipos de cereais, como milho, trigo, arroz, sorgo e triticale podem ser utilizados em conjunto no processo industrial, o que representa uma vantagem em termos de versatilidade operacional, uma vez que possibilita absorver possíveis impactos ocasionados pela escassez temporária de uma determinada matéria-prima.


A solução tecnológica contempla: estudos relacionados ao design do processo (ex.: balanços de massa e de energia, especificações de equipamentos); engenharia básica e de detalhamento; fabricação de equipamentos; além de serviços de campo (ex.: supervisão de montagem, comissionamento e posta em marcha).


O cliente tem a possibilidade de contratar o escopo de fornecimento de forma segmentada, ou seja, elaborar inicialmente o estudo do processo e, posteriormente, adquirir os equipamentos e demais serviços associados.

Difusor Modular Dedini (Sem Correntes)

A Dedini, em parceria com a empresa sul-africana Bosch Projects, disponibiliza ao mercado sucroalcooleiro a mais moderna tecnologia em extração de caldo de cana: o Difusor Modular.

 

Com seu sistema revolucionário de movimentação do colchão de cana, quebra-se um antigo paradigma no quesito limitação à expansão na capacidade de moagem num mesmo equipamento. Isso é possível pelo fato de o seu fundo móvel ser constituído por telas independentes, com acionamento hidráulico individual, sendo necessário, portanto, apenas aumentar o número dessas telas para obter aumento na capacidade de moagem.

 

Esse diferencial é a grande atratividade em relação aos difusores convencionais, que utilizam correntes e redutores/motores para a movimentação do colchão de cana, possibilitando a um custo-benefício aceitável, sua expansão; além de requerer menor manutenção por não necessitar de correntes.

Dedini Refinado Direto - DRD

Esta tecnologia permite a obtenção de açúcar no padrão de refinado, diretamente a partir do caldo de cana, com menor investimento, redução do custo de produção e de manutenção, menores perdas, menor consumo de energia e com garantia da qualidade. Portanto, para se obter açúcar refinado, não é mais necessário passar pela etapa de derretimento do açúcar cristal, podendo-se obtê-lo diretamente num processo único, com significativa redução do consumo de energia e com qualidade assegurada.

PLANTAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES E ÁGUA

A Dedini oferece soluções completas e inovadoras, com baixo custo, para o tratamento de efluentes industriais e esgoto sanitário, bem como para o tratamento de água, tendo fornecido aproximadamente 180 plantas no Brasil e na América Latina.

 

Os processos desenvolvidos pela Dedini proporcionam alta performance e eficiência, além de utilizar tecnologias compactas que geram baixa produção de lodo excedente, no caso do tratamento de efluentes. Para o tratamento de água, a Dedini disponibiliza ao mercado tecnologia que se baseia na filtração em leito de areia. Os equipamentos apresentam configuração mecânica simples e funcional, contribuindo para uma fácil manutenção.

PLANTAS PARA BIOGÁS

A Dedini oferece soluções completas em equipamentos e sistemas para a produção e purificação de biogás (ex.: dessulfurizarão e remoção de CO2).


A tecnologia que a empresa dispõe para a produção de biogás contempla duas principais rotas: a partir de vinhaça ou de resíduos agrícolas.


Podem-se utilizar diferentes tipos de reatores, conforme a solicitação do cliente ou o tipo de resíduo.

NOVAS TECNOLOGIAS PARA DESCARBONIZAÇÃO

Diante de um cenário cada vez mais propenso a abordar novas energias renováveis na matriz energética brasileira, a Dedini, baseando-se na sua constante busca por inovação tecnológica, estabeleceu parcerias para desenvolver tecnologias e processos voltados à produção de SAF – Sustainable Aviation Fuel e Hidrogênio Verde.


As tecnologias e processos em desenvolvimento visam viabilizar a ampliação da escala de produção, reduzindo os custos associados; além de atender aos requerimentos de conformidade com a legislação.
Para a produção de SAF, diferentes rotas têm sido avaliadas: Fischer-Tropsch (gás de síntese), hidroprocessamento (óleos e gorduras tratados com hidrogênio na presença de catalisador) e alcohol-to-jet (açúcares e álcoois fermentados e convertidos em hidrocarbonetos através de reações químicas).


Em relação à produção de Hidrogênio Verde, diferentes fontes de energia renovável têm sido consideradas (solar, eólica e hídrica). A energia elétrica gerada a partir dessas fontes é utilizada no processo de eletrólise da água.

SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

A Dedini disponibiliza soluções avançadas de modelagem e simulação para diferentes tipos de processos (ex.: fermentação, evaporação, destilação).

 

Como ferramenta para a elaboração dos estudos, a empresa conta com software próprio, que permite criar modelos matemáticos e físicos para diferentes cenários e variáveis. Isso possibilita a análise de padrões, identificação de ineficiências e oportunidades de melhoria, além de permitir a validação dos resultados com base em dados reais, permitindo a otimização de processos existentes e o desenvolvimento de novas tecnologias.


Com essa abordagem, promove-se a eficiência operacional, proporcionando a tomada de decisões estratégicas, além de facilitar a inovação de tecnologias e processos.